________________________________________________________________________________________________

 A inscrição para o processo seletivo será realizada on-line, de 27/09/2018 à 24/10/2018, devendo o candidato preencher o formulário eletrônico disponível no seguinte endereço eletrônico http://www1.fisica.org.br/mnpef/?q=ps/2019/informacoes-gerais

  • Número de vagas no Polo 21 FURG : 10
  • Número de docentes permanentes do Polo 21 FURG: 10
  • As aulas presenciais do Polo 21 ocorrerão nas sextas-feiras nas dependências da FURG 

________________________________________________________________________________________________

O processo seletivo é composto por 2 (duas) etapas.
- A primeira etapa consistirá de uma Prova Escrita Nacional elaborada pela Comissão de Seleção Nacional e corrigida pela Comissão de Seleção do Polo ou pela Comissão de Seleção Nacional.
- Segunda etapa consistirá de uma Prova de Defesa de Memorial realizada pela Comissão de Seleção do Polo.

O Memorial Descritivo da Trajetória Acadêmica e o Plano de Trabalho são documentos essenciais exigidos do Edital Complementar para o ingresso no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do polo 21 da FURG. Estes e os demais documentos exigidos, caso o candidato seja classificado para a segunda etapa, devem ser entregues conforme especificações do Edital Complementar.

No Memorial Descritivo o candidato deve relatar sua formação acadêmica e complementar, como cursos técnicos e outros, suas experiências anteriores na área de ensino de física ou de pesquisa (se houver) e outras informações adicionais que demonstrem potencial para o desenvolvimento de seu trabalho para a condução do mestrado.

Para a elaboração do Plano de Trabalho o candidato deve especificar os seguintes tópicos:

Título do Plano de Trabalho;
Nome do Candidato;
Linha de Pesquisa.
Escolha uma das três linhas de pesquisa abaixo:

Física no Ensino Fundamental - Área de concentração: Física na Educação Básica
Física no Ensino Médio - Área de concentração: Física na Educação Básica
Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física. Área de concentração: Formação de professores de física em nível de mestrado.
Estas estão detalhadas no seguinte link (clique aqui).

No plano de trabalho serão considerados, como critérios gerais de avaliação, a capacidade de argumentação clara e coerente por parte do candidato sobre o que o mesmo pretende desenvolver, seja esse um material paradidático, simulações computacionais, metodologias de ensino, dispositivos eletrônicos, ópticos, mecânicos, etc., e de que forma espera-se que este material contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de sua escola.

Dúvidas adicionais devem ser enviadas para mnpef.poloriogrande@furg.br